Hábito de Limpar casa: Confira como tornar a organização de sua casa um hábito

Buscando ter um hábito de limpar casa? Todo mundo sabe que manter a casa em ordem costuma não ser uma tarefa fácil, especialmente quando temos um dia tão cheio de atividades para serem cumpridas, mas ao mesmo tempo é muito importante para o nosso bem-estar cotidiano.

Como você sabe, uma casa bagunçada pode ser estressante para muitas pessoas, mas mantê-la organizada pode ser um verdadeiro desafio.

Como você verá neste artigo, algumas pequenas atitudes diárias que vão permitir que você tenha sucesso nesse negócio e mantenha a casa limpa e organizada por mais tempo.

Com isso em mente, estamos trazendo para você cinco hacks de organização fáceis que facilitarão sua vida.

Mude seus hábitos primeiro

Hábito de Limpar casa: Entendendo como manter a casa limpa

O primeiro item para facilitar a tarefa é incluir no seu dia a dia um local só para organizar a casa. Se outra pessoa mora com você compartilhar responsabilidade.

Isso significa que dificilmente você conseguirá manter a casa em ordem se não incluir isso em sua rotina diária.

O ideal é manter tudo organizado todos os dias, mas também sabemos que nem sempre isso é possível.

Consequentemente, tente incluir pelo menos 1 hora em sua rotina semanal para se dedicar exclusivamente à organização de cômodos ou objetos.

Limpeza

Faça uma limpeza inicial para manter as coisas organizadas durante o dia.

Também é uma boa ideia começar a organizar depois de limpar sua casa, como veremos no próximo tópico. De modo resumido: inicie tirando o lixo, tirando o pó e organizando antes de começar a organizar.

Além disso, confirme se os ralos estão funcionando perfeitamente. Caso não esteja, é importante contratar uma desentupidora profissional para resolver o problema.

Organizar sua casa por cômodos

Ao organizar por cômodo, tudo o que você precisa decidir é por qual cômodo começar.

Por exemplo, você pode organizar um quarto por dia. Assim, a casa estará em ordem em cerca de semana.

E o mais importante: quando você escolheu o que ficar e para onde ir. Torne a limpeza uma parte eficaz da sua rotina. Para que você não precise gastar muito tempo coordenando sua casa no futuro.

Desapegue-se do que você não utiiliza

Livre-se do máximo de objetos que você mão utiliza: isso libera espaço e reduz tarefas organizacionais diárias.

Após a separação do objeto vamos pegar cada elemento para analisar se este objeto é utilizado ou não. Você realmente precisa dele ou o objeto tem um apelo emocional?

Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, talvez não queira doar este item.

Livre-se de itens que você nunca usa, que estão vencidos (maquiagem, mantimentos) ou itens quebrados. Apenas comprar algo se realmente tiver certeza de que precisa daquele item.

Encontre um lugar para tudo

Escolha um local específico para cada tipo de objeto. Auxilia a não pensar muito durante a limpeza – e por consequência, economizar tempo! Defina várias categorias para seus objetos, aliás, quanto mais, melhor. Livros com livros, lápis com lápis, pote com pote. etc.

Quanto mais claros existir suas categorias, mais fácil será seu trabalho diário, pois você saberá exatamente onde colocar as coisas quando elas estiverem fora do lugar.

Em uma gaveta, por exemplo, para evitar que as coisas se misturem, deite itens pequenos. Coloque-o em uma gaveta do organizador ou use uma divisória interna.

A lógica é a mesma do que você já usa no seu armário. Pendurar as calças, ponha a camiseta para dentro, pendure o vestido e assim por diante. Agora é só usar isso em outros itens da sua casa.

Conclusão

Lembre-se que o mais importante em todo esse processo é prestar atenção nos detalhes da sua casa e da sua família.

Você encontrará muitos métodos que prometem uma vida mais organizada e ordenada, mas nenhum deles leva em consideração que cada pessoa é única.

Então, antes de jogar tudo fora ou comprar 1.000 caixas organizadoras, analise se realmente faz sentido para a sua vida e se você consegue manter esse método de organização a longo prazo.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *