O que observar antes de alugar uma casa?

O que observar antes de alugar uma casa?

O que observar antes de alugar uma casa?Alugar uma casa é um compromisso menor do que comprar um imóvel, mas essa decisão também deve ser tomada com cautela.

O que observar antes de alugar uma casa?

Vale a pena economizar tempo e nervos alugando um lugar que atenda às nossas expectativas – para que você não precise se mudar novamente depois de um curto período de tempo.

Então, o que você deve prestar atenção antes de decidir alugar um imóvel específico e como passar com segurança pelo aluguel de uma casa?

O que observar antes de escolher alugar uma casa?

Antes de começarmos a navegar pelos anúncios de casas para alugar, ou de partirmos para a primeira visualização, devemos antes definir os nossos critérios de seleção.

Para isso, vale responder a pelo menos duas perguntas básicas sobre suas próprias expectativas em relação ao mercado imobiliário. Eles são o ponto de partida para maiores considerações sobre como alugar uma casa.

Localização

Para o inquilino, a localização é sem dúvida a característica mais importante da casa. A sua seleção costuma ser feita em função da distância do local de trabalho, escola infantil ou outros locais onde os inquilinos costumam ficar.

A localização pode de alguma forma refletir as preferências individuais, por exemplo, os amantes da natureza procurarão uma casa próxima a um parque ou outras áreas verdes.

A comodidade do dia a dia também é importante: a proximidade do imóvel com lojas, farmácias e outros pontos de comércio e serviços. Muitas vezes, essa questão determina a natureza do bairro e a chamada segurança da área.

Os distritos individuais em todas as cidades são caracterizados por uma opinião boa, ruim ou neutra. Se nos preocupamos com paz e sossego, é melhor não subestimá-lo.

Preço do aluguel

Outra característica de uma casa para alugar, depois da localização, que todo inquilino vai prestar atenção é o preço do aluguel. Portanto, você deve primeiro determinar o valor máximo que poderá gastar com o aluguel de uma casa a cada mês.

Cada um de nós se esforça para alugar uma casa pelo preço mais atraente. Mas o que exatamente o torna atraente? É, acima de tudo, competitividade em relação a outras ofertas semelhantes. Para poder determiná-lo, você deve ter uma ideia geral e conhecimento atual do mercado imobiliário.

Depois de analisar dezenas de ofertas de casas para alugar em Santos, você pode determinar um determinado preço médio de aluguel em um determinado local. No entanto, em caso de dúvida, também vale a pena contar com a ajuda de um corretor de imóveis de confiança. Essa pessoa tem muito mais conhecimento e experiência.

O que procurar ao alugar uma casa?

Depois de esclarecer a localização da casa e a faixa de preço, é hora de procurar ofertas específicas de aluguel. Novamente, faz sentido escolher uma estratégia de seleção geral para específica. Então, primeiro, vamos verificar se o tamanho da casa, o número de cômodos e onde o imóvel está localizado nos atendem.

É claro que, enquanto uma pessoa solteira pode considerar alugar um pequeno estúdio, uma família com dois filhos procurará uma casa maior com vários cômodos. Depois de determinar a área desejada e o número de cômodos, o padrão do imóvel costuma ser o próximo critério de seleção. Vale a pena perceber que tem uma relação inseparável com o preço.

Portanto, você deve prestar atenção ao estado dos pisos das instalações, quando as paredes foram pintadas e qual é a condição dos azulejos da cozinha e do banheiro. Além disso, você pode olhar para a iluminação, janelas ou portas. Com base em possíveis deficiências, você sempre pode negociar o preço do aluguel.

É hora de determinar o mobiliário preferido das instalações. Alguns proprietários escolhem casas totalmente mobiliadas. Geralmente são jovens que também apreciam equipamentos adicionais, como aspirador de pó, ferro ou micro-ondas. No entanto, se também acumulamos nossos próprios itens ao longo dos anos, é mais provável que procuremos sem mobília.

Os inquilinos que escolhem casas mobiliadas podem pagar várias centenas a mais pelo aluguel, enquanto os inquilinos com móveis próprios contam com preços mais atraentes.

Na maioria dos casos, as expectativas em relação à decoração de uma casa para alugar não mudam quando se trata de equipamentos de cozinha e banheiro. Estes quartos podem conter armários de armazenamento, acessórios ou eletrodomésticos necessários.

Leia também: Como manter o seu banheiro sempre perfumado

O que observar ao alugar uma casa?

Ainda existem alguns problemas aos quais você deve prestar atenção especial ao alugar uma casa. A consciência deles permitirá que você evite muitos erros. Vale a pena ficar atento:

Alteração no valor do aluguel ou sua indexação durante a vigência do contrato

Por isso vale a pena ler atentamente o conteúdo do contrato de locação. O proprietário pode entrar em condições que lhe dão direito a aumentar o valor do aluguel, o que geralmente não é adequado para o inquilino.

Comissão para o corretor

Ao utilizar os serviços de uma imobiliária, saiba que provavelmente incorremos em custos adicionais. Normalmente, o inquilino, após assinar o contrato de aluguel, paga ao corretor o valor de seu aluguel mensal. As taxas cobradas apenas pela visualização da casa não são razoáveis ​​e não devem ser aceitas.

Proibições e restrições contidas no contrato

Caso tenhamos assinado um contrato que proíba a permanência de animais de estimação na casa, deverá ser respeitado. Caso contrário, pode resultar na rescisão do contrato de locação ainda mais cedo para nós.

Relacionamento com o proprietário da casa

Ao visualizar imóveis para alugar, fique atento à disposição do locador. Se recorrermos aos serviços de uma imobiliária, podemos nem conhecer o dono da casa.

Esta costuma ser a relação mais vantajosa, pois o nosso contato fica então limitado apenas a situações excepcionais, por exemplo quando algum cômodo da casa necessita de reparação.

No entanto, se estivermos interessados ​​em alugar diretamente, mesmo as visitas mensais do proprietário para alugar ou seu interesse excessivo nas instalações alugadas podem ser problemáticas.

 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *